Existo. Ou não

Sou loira dos olhos negros. Inventada. Sou a personagem em mim que esteve atenta o tempo todo, a que guardou, quebrou, misturou e pintou essas histórias. Sem ela, eu simplesmente não aprendo. Não conseguiria. Eu posso ser outras pessoas, uma grande alegria na vida duns, uma grande tristeza na vida doutros, mas, se escrevo, sou Cassandra. Se não sou, digo a ela: Cassandra, que saco! E a gente sai por aí. Discutindo e tomando uns goles. E a gente se mistura. A gente se conforta. Em Uberlândia, minha Macondo, minha London, minha Paris. O Alfredo? É meu incidente, reincidente.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Cidade de caramujos

Você tenta fazer sua doçura caber
Não cabe.
As pessoas estão amargas na sala
As coisas amargas ditas
Misturadas às suas coisas doces
Um molho cansativo
Uma vida incomodada
Você se retira sem dizer
Convoca apenas as crianças
Porque sabe de uma cidade de caramujos
Bem embaixo do limoeiro
Fugindo lentos para lugar nenhum
Enquanto uma haste fina os cutuca e
Uma ou outra música de amor toca
No riso fácil dos que ainda se impressionam com
Uma cidade inteira de caramujos feita sobre um galho seco!
De tão pesada, desmoronou seu próprio terreiro
Sobre a folhagem espessa dos copos de leite
A nuvem de caramujos vai se dispersando de seu lar muito cheio
Enquanto a criança os cutuca para que se escondam
E tem a melhor idéia de arremessar-lhes um gordo limão
Você diz, então escolha um limão pequeno
Pelo que a má pontaria protegerá os caramujos do esmagamento
E o sol vai se pondo, o chão úmido ficando frio
A suposta gripe malvada os convida a ir para dentro
E você se tornou também um caramujo atravessando o lento da sala
De tão cutucado, vai se escondendo em sua casca-casa
Bendizendo o daqui a pouco calmo, sua doçura farta
Nossa sala, nosso apartamento.

Um comentário:

allegro ma non troppo disse...

Oi Cassandra

ainda não tive tempo de fuçar no seu blog, mas aforei esse texto
Sei bem que sala é essa, que limoeiro, e os caramujos então - desde pequeno
Adorei mesmo!
A vida é um molho - de baunilha, de pimenta, creme azedo...
Enfim, um molho;
Adorei e vou ler mais
Bjus